* Como Ser Suficiente e Não Comprometer sua Saúde Financeira *

Você é uma consumidora assumida? Quando se aborrece, você se refugia em lojas? Nunca resiste a palavra “liquidação”? Não questiona o custo de nada antes de ir para o provador? É preciso aprender a satisfazer seus desejos de consumo, sem comprometer sua saúde financeira.

* Não Use Compras como Terapia *

É comum muitas mulheres correr para as lojas quando algo não vai bem. Elas são tão experientes na prática que, se o coração palpita por uma saia, um sandália ou um vestido caríssimo, o pretexto logo surge na ponta da língua: “É um investimento, vou usá-la toda a vida”. No entanto, é preciso compreender que compras não ajudam a superar as frustrações, moderar o estresse ou destruir as tristezas. Roupas e acessórios não são investimentos, são gastos.

* Questione o Preço de Roupas Antes de Experimentar *

É mais difícil resistir a algo que já foi experimentado, não é? É por isso que a vendedora da loja corre para te levar para o provador. A saída para essa técnica é questionar o valor logo de cara e se for o caso, afastar da perdição antes mesmo de vê-la de perto. Se o valor não cabe no seu orçamento, é como se não tivesse o modelo de que gostou no seu número. Busque uma alternativa.

* Não Tome os Desejos de Amigas como Seus *

Outra armadilha para você gastar sem precisar é o entusiasmo da amiga e companheira de “investimentos”. Não acredite que não vai levar essas sandálias “maravilhosas”. Se não for, é que você vai. Será que o modelo não se ajusta mais a ela? Pense e, se for o caso, passe a vez.

* Não Se Deixe Enfeitiçar por Palavras Mágicas *

Promoção! Liquidação! Queima de estoque! É espantoso a decorrência dessas expressões sobre as mulheres. Comprar barato é ótimo. Mas custar menos não quer dizer que você deve comprar. Em liquidações, valem as mesmas regras: só compre o que for necessário ou gostou muito e combine com seu estilo. E lembre-se: Analise se o produto cabe em seu orçamento, pois, nem sempre uma oferta garante isso.

* Entenda que Cartões de Crédito Não Elevam seu Poder de Compra *

Não importa se possui um, dois, três ou nenhum. O limite de quanto você pode gastar em compras não aumenta. A questão é que cartões de crédito formam uma ilusão. Como não é dinheiro vivo que se está utilizando, a sensação é que não se gastou nada, e dá para comprar mais coisas. Conclusão: as pessoas acabam passando dos limites.

* Estabeleça um Limite *

Antes de sair de casa para procurar um sapato que está precisando, fuçar vitrines e aproveitar uma promoção, estabeleça um valor máximo de quanto pode gastar. E lembre-se: o desafio é não ultrapassá-lo. Além disso, é fundamental estabelecer um hábito de fiscalizar suas contas e não se deixar levar pelo impulso de comprar.

* Práticas de Controle Financeiro *

• Defina suas necessidades e desejos;
• Estabeleça um orçamento sabiamente;
• Priorize suas necessidades;
• Evite compra impulsiva;
• Considere a longo prazo;
• Faça um balanço das suas finanças.

* Aprendizado e Disciplina *

A disciplina financeira é fundamental para quem deseja gerenciar suas finanças de forma eficaz. É preciso aprender a gostar de fazer contas e a gastar com inteligência. Aprenda a dizer não às compras desnecessárias e sim aos investimentos importantes para sua felicidade e bem-estar.

O que você achou deste conteúdo?



Compartilhe

Camillo Dantas é um redator apaixonado e criativo, formado em Publicidade e Propaganda pela Mackenzie. Especialista em produzir conteúdos envolventes e impactantes, ele une sua experiência acadêmica e prática a uma incessante busca por conhecimento, viajando e estudando para criar textos únicos, inspiradores e precisos.