Quando um não quer, dois não brigam: O fim de um relacionamento?
O início da discussão
É comum observar que, quando um relacionamento chega ao fim, muitos acreditam que não há mais volta a tirar. No entanto, é importante perceber que o sentimento amoroso pode continuar presente, mesmo após o fim do relacionamento. Muitas vezes, a continuidade dos sentimentos é certa, e até mesmo o nascimento de outras emoções, como saudade, raiva, rancor, carinho, tudo junto, ao mesmo tempo. Mas e quando há a possibilidade de recomeçar?
O sinal de que é possível recomeçar
O primeiro sinal de que é possível recomeçar um relacionamento é ver se ainda existe o principal, ou seja, o sentimento, aquele que é considerado a mola da vida: o amor. Se ele estiver ali fazendo o coração bater mais forte, se é possível imaginar-se ao lado da pessoa amada, então é hora de tentar voltar. Para isso, tem que ter certeza de que quer ficar com o outro, procurá-lo e colocar tudo na mesa.
A conversa sincera
A conversa deve ser sincera, sem rodeios, sem medo. O importante é saber o que falar e, principalmente, o que vai ser falado. É necessário lembrar que o tempo concede a chance para ambas as partes pensarem nos seus atos passados, nas atitudes mal feitas, naquilo que poderia ser evitado.
A aceitação dos defeitos
Recomecer um relacionamento é um passo de aceitação dos próprios defeitos e também de complacência em relação ao jeito de ser do outro. Mas quem foi que disse que estar em uma vida compartilhada é fácil? Nunca foi e nem será. As pessoas são criadas de maneiras diferentes, possuem bagagens culturais diferentes, jeitos de ver a vida diferentes. Por isso, não tem como acreditar que um namoro ou casamento entre duas pessoas será sempre um mar de flores.
A lição aprendida
Muitos cônjuges reclamam um do outro o tempo inteiro. “Pare de fazer isso”, “pare de agir desse jeito”, “você tem essa maneira difícil” entre outros comentários são muito comuns no relacionamento a dois. Só que geralmente o que incomoda no parceiro é aquilo que também existe de defeito em nós. Um caminho para recomeçar um relacionamento é tentar olhar para si, para as suas qualidades e defeitos, e reparar que pode bem como estabelecer os limites do que tem a ver consigo ou que também faz parte do seu jeito de ser.
O caminho para um recomeço
Para recomeçar um relacionamento, é necessário ter certeza de que quer ficar com o outro, procurá-lo e colocar tudo na mesa. É preciso aceitar os defeitos e trabalhar juntos para superar os obstáculos. É importante lembrar que não há relação perfeita, só relacionamentos que são trabalhados todos os dias.
Conhecendo os defeitos
É fundamental reconhecer os defeitos uns dos outros e trabalhar para superá-los. É preciso ter paciência e compreensão para compreender que as pessoas são diferentes e têm suas próprias maneiras de ser. É necessário também ter assertividade para estabelecer limites e comunicação aberta para resolver os problemas que surjam.
Trabalhando juntos
Rocomecer um relacionamento é um processo de trabalho conjunto. É preciso trabalhar juntos para superar os obstáculos e construir um relacionamento mais forte. É importante lembrar que o sucesso da relação não reside apenas na área sentimental, mas também na área social, financeira e emocional.
Desbloqueando o caminho
A possibilidade de recomeçar um relacionamento pode ser desbloqueada com a ajuda de um terapeuta. Um profissional pode ajudar as partes a resolver os problemas que obstaculizam a continuação do relacionamento e também a trabalhar para superar os defeitos.
A conclusão é clara:
Quando um não quer, dois não brigam. O fim do relacionamento não é sempre o fim. É possível recomeçar, mas é necessário trabalhar juntos para superar os obstáculos e construir um relacionamento mais forte. É importante lembrar que não há relação perfeita, só relacionamentos que são trabalhados todos os dias.