A Terceira Idade de Gramacho: Um Passado de Lixo e um Futuro de Sustentabilidade
O Encerramento do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho
Em breve, o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde atualmente trabalham 1.400 catadores cadastrados, chegará ao fim das suas atividades. O encerramento definitivo estava previsto para o dia 23 de abril, mas foi adiado para maio devido ao cadastramento de todas as pessoas que vivem no local.
O Ressarcimento para os Catadores
Cada catador cadastrado terá o direito de receber, em parcela única, o recurso da Prefeitura do Rio, no valor de R$ 14 mil, proveniente do Fundo dos Catadores. Isso representa um momento importante para essas pessoas, muitas das quais vivem em situações de pobreza e falta de oportunidades.
O Impacto na Vizinhança
Marcio de Oliveira, de 23 anos, um dos líderes da Associação dos Catadores de Jardim Gramacho, manifesta preocupação com o futuro da vizinhança. “Vai abalar muita gente que não sabe fazer outra coisa na vida, que não seja separar madeira, plástico e papel. Não sei o que essa gente vai fazer da vida”, diz Marcio.
A História dos Catadores
Otávia de Souza, que repete há 23 anos a mesma rotina, subindo e descendo a “rampa” três vezes por semana, fala sobre a construção de sua casa com materiais recolhidos no lixo. “A cerâmica que forma o piso lá de casa é toda daqui, achada no lixo. As portas e janelas também. E eu mesma fiz, porque não podia pagar pela mão de obra. O chão do meu quarto tem pedacinhos de mármore que fui guardando”, diz Otávia.
O Futuro de Gramacho
A inauguração da Usina de Biogás no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, prevista para o dia 5 de maio, é um passo importante para a sustentabilidade do local. A usina produzirá combustível renovável a partir do lixo, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e gerando renda para a Prefeitura do Rio.
A Sustentabilidade do Aterro
Segundo estimativa realizada pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), a usina impedirá que, nos próximos 15 anos, cerca de 75 milhões de metros cúbicos de metano ao ano sejam liberados para a atmosfera. Com um investimento avaliado em R$ 407 milhões, o projeto visa a sustentação do aterro por mais 15 anos após o encerramento do escoamento de lixo, além do monitoramento ambiental e geotécnico da região.
A Importância da Sustentabilidade
O futuro de Gramacho é um exemplo da importância da sustentabilidade em nossas cidades. É fundamental que a gestão de resíduos e a produção de lixo sejam feitas de maneira responsável e ambientalmente correta, para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública.